Curso de Cetoacidose online



CETOACIDOSE

Baseado em 7 avaliações
  • 141 Alunos matriculados
  • 30 Horas de duração
  • 4 Aulas
  • 1 Módulos
  • 3 meses de suporte
  • Certificado de conclusão
Parcele em 5x R$ 5,00 (ou R$ 25,00 à vista)
Comprar Agora Dê um passo adiante em sua carreira!
"excelente"
FABIANE BARBOSA DE MEDEIROS
mais avaliações

A cetoacidose diabética ocorre mais comumente em pacientes com diabetes tipo 1, mas também acontece em pacientes com diabetes tipo 2. É uma emergência médica, e acontece quando os níveis de açúcar (glicose) no sangue do paciente diabético encontram-se muito altos e estão acompanhados do aumento da quantidade de cetonas no sangue também.

Mas o que são estas cetonas?

O primeiro passo para que uma pessoa com diabetes entre em cetoacidose é a falta de insulina (hipoinsulinemia) em seu organismo. A insulina é responsável por fazer com que a glicose que está na corrente sanguínea entre nas células do nosso corpo e gere energia.

Quando há falta de insulina, duas situações simultâneas ocorrem: o nível de açúcar no sangue vai aumentando (hiperglicemia)  e as células sofrem com a falta de energia. Para evitar que as células parem de funcionar, o organismo passa a usar os estoques de gordura (lipólise aceletrada) para gerar energia. Só que nesse processo em que o corpo usa a gordura como energia, formam-se as cetonas.

As cetonas são substâncias ácidas que vão desequilibrar o Ph do sangue, ou seja, vão causar um desequilíbrio na composição sanguínea, que se não for tratado pode levar até ao coma e à morte.

Como os pacientes diabéticos tipo 1 não produzem insulina, a cetoacidose é uma complicação mais comum nestes pacientes. Mas nos pacientes com diabetes tipo 2 ela também pode ser vista, principalmente durante uma infecção ou quando os pacientes não aplicam corretamente as doses de insulina, infelizmente.

Para prevenir a cetoacidose diabética, alguns cuidados são importantes:

  • Aplicação correta das injeções de insulina
  • Realização das medidas da glicemia capilar com o glicosímetro
  • Acompanhamento médico regular
  • Controle alimentar para evitar alimentos com alto teor de açúcar e que podem levar à cetoacidose

O curso aborda de forma didática toda a fisiopatologia de cetoacidose diabética e diabetes mellitus, diagnóstico, quadro clínico e tratamento em vídeo-aulas objetivas, material didático atualizado e plataforma online com função tira-dúvidas.


6 meses Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 6 meses após a matrícula.

acadêmicos e profissionais de saúde.

Leonardo Batista
""


Enfermeiro, mestre em terapia intensiva pela Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva, especialista em cardiologia e arritmologia pelo Dante Pazzanese, professor em várias faculdades e diretor executivo CTCON. 


Confira algumas dúvidas mais comuns sobre a emissão e validade do certificado: 

- Meu certificado emitido através deste site tem validação do MEC? 

Os cursos autorizados pelo MEC são de Graduação e Pós-Graduação e as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. 

Os Cursos Livres, passaram a integrar a Educação Profissional, como Nível Básico após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa é uma modalidade de educação não-formal com duração variável, a fim de proporcionar conhecimentos que permitam atualizar-se para o trabalho, sem exigências de escolaridade anterior. 

Educação é um direito de todos e é um incentivo a sociedade, previsto por lei na Constituição Federal.  É com essa base que trabalhamos, incentivando a educação. Os cursos livres e os certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento, não sendo válido como técnico, graduação ou pós-graduação. 

- Meu certificado é aceito pelo CREA, CRC e CRM? 

Conforme explicado acima, nossos cursos são de nível básico e livre, ou seja, servem para atualização e qualificação. Todos esses órgãos são de nível superior.

(Fontes: Secretaria de Educação de São Paulo e ABED)

Conteúdo Programático

Dúvidas Frequentes

Seja bem-vindo à plataforma digital de cursos CTCON. Siga os passos abaixo para navegar na plataforma: 1. digitar na barra de endereços www.online.ctcon.com.br 2. clicar em LOGIN 3. digitar e-mail e senha 4. clicar no curso de sua escolha na barra ACESSAR 5. clicar sobre a videoaula de interesse e aproveitar o conteúdo 6. para baixar material, logo abaixo da videoaula tem a barra DOWNLOAD 7. para dúvidas, abaixo de download clicar no campo dúvidas.
Voltar ao topo